ESCRITA CRIATIVA
“Criatividade é inventar, experimentar, crescer, correr riscos, quebrar regras, cometer erros e divertir-se.”
É imperativo valorizar o uso criativo da língua e destacar uma pedagogia da criatividade. A criatividade apresenta-se como uma ferramenta fundamental do ensino-aprendizagem da leitura e da escrita, sublinhando-se a importância de estratégias adequadas às necessidades dos alunos de hoje, sem perder de vista, contudo, a pedagogia/necessidade do esforço individual implicado no ato de escrever.
Enumeram-se algumas razões da importância da escrita criativa:
¹Criatividade significa usar o cérebro, e qualquer coisa que façamos para usar o cérebro melhora a inteligência e ajuda a aprender a pensar melhor.
¹Escrita Criativa é contar histórias e, na verdade, o ser humano adora histórias.
¹A Escrita Criativa pode dar informações de maneiras mais interessantes e pode ajudar a tornar a aprendizagem mais divertida.
¹Escrever de forma criativa ajuda o escritor a ser melhor, porque a prática leva à perfeição, assim como em qualquer outra arte ou habilidade.
Uma das principais característas distintas do texto criativo é um compromisso com a linguagem lúdica, criando/ampliando uma atmosfera livre de culpa e onde o risco é incentivado.
O elemento lúdico na Escrita Criativa não deve, contudo, ser confundido com o uso negligente e não regulamentado da linguagem escrita ou falada, existindo também , as “regras” a seguir para o exercício a ser realizado. Assim, se o objetivo for escrever um LimericK, então serão cumpridas as regras que regem este sub-género, caso contrário, o trabalho produzido será algo diferente de um LimericK. O interessante é que as restrições que as regras impõem parecem promover, em vez de restringir a criatividade do escritor.
Sem comentários:
Enviar um comentário